domingo, 13 de maio de 2012

Antes de dormir.






Já é dia das mães e eu vou me deitar
Tenho certeza que nos meus sonhos
Minha mãe vem me visitar

Então vou deixar escrito num caderninho
Bem aqui dentro da minha mente
Que é pra ela ler
E receber como um presente

Mamãe querida eu tenho saudade
Mas sei da sua felicidade
Não se preocupe comigo não
Eu sei que eu moro no seu coração

Mamãe a gente se vê quando Deus nos permitir
E mesmo que demore um pouquinho
Você sabe que em meus pensamentos
A sua lembrança vai sempre existir

Saiba que eu te amo
E que amor maior não há
Saiba que do teu abraço eu sempre me lembro
E da tua voz a me acalmar

Mamãe que a sua luz seja cada dia maior
E o seu caminho sempre a brilhar
Mamãe que chegue ai onde você está
Uma flor azul-lilás
Que eu colhi naquela árvore
Que você plantou no céu
Pra eu sempre te encontrar

sábado, 12 de maio de 2012




Parei. Pensei sobre tantas coisas, tantas além do que eu já pensara antigamente.
Nada comum pensar que eu mesma criava em mim um sofrimento desnecessário, algo que machucava sem precisar. Achei contraditório por um momento. O sofrimento é necessário sim, eu jamais daria valor ao sorriso, não fossem as lágrimas salgadas da dor profunda que já senti. Mas, compreendi a importância de encarar a dificuldade como aprendizado e fazer das provas o meu caminho de evolução. Sempre foi esse o propósito deste mundo.
Eu iludida, me fazendo de vítima perante a vida, deixei passar tantas oportunidades que me perdi em angústias de voltar atrás e buscar aquilo que eu não fui e gostaria de ter sido.
Me disseram para não pensar naquilo que havia feito e que para mim era erro. Passado.
Aprendi que em passado que faz sofrer não se mexe, se guarda na gaveta das coisas especiais que nos ensinaram a crescer.
Remexi em gavetas.
Fiz a poeira levantar e senti saudade. Ah como eu sinto saudade!
Mas, aprendi a sentir saudade sem desejar que o tempo volte.
Tempo!
Ele sempre me socorreu.. quando vê o Tempo tinha passado e me presenteado com a benção do passar das minhas tristezas, preocupações e medos.
E nesse tempo todo eu procurei respirar mais fundo. Ventar menos para fora e procurar ser mais brisa por dentro. Não é fácil me curar desse furacão que habita meu peito.
Percebi que quase sempre solto frases aos outros que foram feitas pra mim.
Talvez eu sempre esteja dando o primeiro passo...
Costumo andar picadinho no caminho. Essa minha dificuldade de ser contínua às vezes me faz ter que parar um segundo pra respirar. E ai começo de novo. (Mas, tudo bem, eu continuo em frente)
Geralmente a terra que se pisa é dura. E eu sei que não são só os meus pés que a sente.
Aliás, eu sei que a minha terra é macia perto de tantas outras terras. E que eu aprendi a importância de caminhar nela. Outros sentem apenas a dor rasgando os pés, e então é minha obrigação massagear os pés desses que sofrem.
É eu aprendi que conforme você adquire conhecimento, você se torna proporcionalmente responsável por suas atitudes perante o próximo. Aprendi que não devo impor a ninguém aquilo que para mim é certo, mas sim respeitar o certo daquele que vive e pensa diferente de mim.
Ah! Aprendi a ser sincera com Deus e fazer perguntas a Ele quando me vejo perdida nos meus pensamentos. Ele responde, imediata e maravilhosamente!
E me faz sentir e ver essa Luz, essa centelha de luz que há dentro de mim e existe ao meu redor também.
Existem rios passando sob as ruas que caminho entre minha casa e meu trabalho, existem pássaros coloridos nas árvores também coloridas, existem flores perfumando e encantando o caminho, existe borboletas cruzando o céu azul clarinho, existe o beija-flor que me surpreende num piscar de olhos, existem tantas coisas que eu não consigo dizer todas, mas posso dizer que existe essa Luz que me salva quando eu me perco.
Existe essa imensidão, esse infinito. Existe muito a ser aprendido, existe a minha vontade de aprender. Existe um caminho a ser trilhado, num passo eu aprendo, no outro eu pratico. E quando eu der aquela paradinha pra respirar, eu sei que haverá alguém pra me dar a mão pra continuar seguindo.

Rafaela Alves.

Da minha janela.




Quando eu era pequena e via minha mãe e tantas outras pessoas passando horas olhando pela janela, me perguntava o que chamava tanto assim a atenção para ficarem tanto tempo lá.
Perguntei uma vez para minha mãe e ela me respondeu: - Estou olhando o movimento filha.
Mas, eu ainda não entendia que movimento era esse, porque eu olhava pela janela e via a mesma rua, as mesmas casas, o mesmo pé de café beirando a janela do quarto da minha mãe.
Eu não sabia era que o movimento que minha mãe olhava, e talvez todas aquelas outras pessoas que também olhavam, era o movimento da vida. Não a mesma rua, nem as mesmas casas, o pé de café era sim o mesmo. Mas, a cada dia os pássaros que viriam a pousar nele eram outros, ou os mesmos cantando e dançando no ar de formas diferentes.
Um dia era de sol, outro de chuva, às vezes ventava frio e forte, às vezes era sereno e doce.
Entendi que a janela era a dos olhos, porque era preciso sentir-se na janela daquelas pessoas para entender o que viam.
Olhar através da janela não implica apenas em ver o que acontece ali fora, é ver o que acontece ali fora a partir do que se traz por dentro.
Hoje tenho outros olhos para a janela do quarto, e penso que minha mãe parava na janela para refletir o movimento da vida dela, nada tinha a ver com a rua, as casas, ou o pé de café. Mas, aqui da janela dá pra ver a água da chuva passando sobre a rua, o colorido das casas e os grãos de café se alternando em tons de vermelho e verde. Dá pra ver as montanhas, enormes rodeando a cidade, como se nos protegessem. Dá pra ver o céu azul e quando anoitece a lua nos presenteia com um clarão divino.
Então pensei que boa janela tem no meu quarto agora. Porque agora a janela fazia sentido para mim e me trazia uma paz de janela acolhedora.
Quantas tantas outras janelas existem por ai, acolhendo tantas outras pessoas nos seus pensares de vida, levando aquele movimento de fora pra dentro e recebendo do interior dos olhos atentos a luz que habita nessas almas.
Aprendi que para olhar através da janela do outro é preciso ter seus olhos, porque a janela dele faz sentido para ele e eu não posso impor o que vejo da minha janela, porque o movimento que se apresenta perante ele, pertence a ele, aos seus olhos, a sua alma. E eu aprendi que é preciso ter cuidado com a janela do outro, assim como cuido da minha janela. Porque ela é preciosa aos olhos de cada um.



Rafaela Alves.